AQUI É OURO!!!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

H.DOBAL E A LITERATURA BRASILEIRA

       Primeiro, ao falar  de  produção literária brasileira é importanta frisar que a mesma não é formada unicamente por um todo, é constituída por partes que formam o todo, o que chamamos de  literatura nacional (literatura brasileira). Entretanto, A  Literatura Brasileira  não  deixa de possuir uma pluralidade de idéias e características. Assim sendo, por que não considerar as poesias de H.Dobal como parte da literatura nacional? Não há motivos para não o ser, visto que sua poesia mostra seu conhecimento das significações do mundo, a partir de sua provincia (Piauí), ou melhor,  apartir de sua provincia consegue ver o resto do Brasil e do mundo.
       É considerado o maior poeta do Piauí, assim o diga Ivan Junqueira que recentemente em nome da Academia Brasileira de Letras desculpou-se pela demora em descobrir um escritor com a estatura do piauiense H.Dobal, comparável, segundo ele, a Carlos Drummond de Andrade.

Em suas obras Dobal mostra total comprometimento com a realidade social. Suas poesias demonstram a poderosa visão que tinha do homem e de sua condição precária.

El Matador

De sangue e de fogo
se faz um nome.
No sangue e no fogo
se desfaz a história
de muitas vidas

A sangue e fogo
a ferro e fogo
um homem liquida
seus semelhantes.

No sangue a crueldade desnacassária
No sangue a violencia contra os desarmados.
                                                                          
Raça extinta
lembrança extinta
nomes nações
apagados
no próprio sangue.

Um comentário:

  1. RENATINHA, VALEU PELO COMENTÁRIO: Pela 1º vez que visito seu blog, e não poderia de te parabenizar pela parte que me toca . Legal tua idéia e continue divulgando a importância da literatura em conhecermos um pouco +++++ .

    ...MINHA QUERIDA ACREDITO NA SINCERIDADE DE SUAS PALAVRAS...VINDO DE UMA AMANTE DA LITERATURA COMO VC!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...