AQUI É OURO!!!

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

       
 

"As discussões políticas e filosóficas em torno das idéias de paz, e sobre os meios de alcaçá-la, são infidáveis. A bem diga, apenas sofrem um intervalo enquanto se travam as guerras, sempre mais fáceis de declarar. Entretanto, a chave do problema é teoricamente simples, e pode ser encontrada no Antigo Testamento, Salmos 84, 11: ' A misericórdia e a verdade se encontram: a justiça e paz se beijam.' Resumindo: o outro nome da paz é justiça". 

ESSE É O CARA!!!

Drummond é o maior representante da segunda geração modernista (poesia de 30) na poesia, assim como a maior expressão poética do século XX , cuja preucupação girava fundamentalmente em torno da existencia humana, mas também das qusetões sociais, religiosa, amorosa etc.

Drummond compreendia e refletia poeticamente as inquietações de uma época:

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra

O texto pode ser visto como uma metáfora de que os obstáculos estarão sempre presentes na existência humana.   

"UM BRUXO" CHEIO DE AMOR

Mundo grande

Não, meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
Por isso gosto tanto de me contar.
Por isso me dispo,
por isso me grito,
por isso freqüento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:
preciso de todos.

Sim, meu coração é muito pequeno.
Só agora vejo que nele não cabem os homens.
Os homens estão cá fora, estão na rua.

A rua é enorme. Maior, muito maior do que eu esperava.
Mas também a rua não cabe todos os homens.
A rua é menor que o mundo.
O mundo é grande.

Tu sabes como é grande o mundo.
Conheces os navios que levam petróleo e livros, carne e algodão.
Viste as diferentes cores dos homens,
as diferentes dores dos homens,
sabes como é difícil sofrer tudo isso, amontoar tudo isso
num só peito de homem...sem que ele estale.

Fecha os olhos e esquece.
Escuta a água nos vidros,
tão calma. Não anuncia nada.
Entretanto escorre nas mãos,
tão calma! Vai inundando tudo...
Renascerão as cidades submersas?
Os homens submersos-voltarão?
Meu coração não sabe.
Estúpido, ridículo e frágil é meu coração.
Só agora descubro
como é triste ignorar certas coisas.
(Na solidão de indivíduo
desaprendi a linguagem
com que homens se comunicam).

Outrora escutei os anjos,
as sonatas, os poemas, as confissões patéticas.
Nunca escutei voz de gente.
Em verdade sou muito pobre.

Outrora viajei
países imaginários, fáceis de habitar,
ilhas sem problemas, não obstante exaustivas e convocando ao suicídio.
Meus amigos foram às ilhas.
Ilhas perdem o homem.
Entretanto alguns se salvaram e
trouxeram a notícia
que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,
entre o fogo e o amor.

Então, meu coração também pode crescer.
Entre o amor e o fogo,
entre a vida e o fogo,
meu coração cresce dez metros e explode.
-ó, vida futura! Nós te criaremos.





******************************


A SEGUNDA CHANCE


   Amigo leitor, o que pensava e sentia Clarice Lispector quando escreveu:

Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, Tristeza para fezê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas não sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem no caminho.
   
      Penso que Clarice não falou de uma maneira generalizada quando disse " só tenho uma chance de fazer o que quero ", acredito que ela também tinha a sua consepção sobre A SEGUNDA CHANCE. Assim sendo, a diva da literatura não pecou em nada da primeira à última palavra do seu pensamento.
    É fácil identificar o Carpe diem nas palavras de Clarice, mas também vejo implícito em suas palavras, que as dificuldades da vida nos fazem pessoas melhores, que a esperança e a fé nunca morrem.
   Sempre fico sensibilizado com a capacidade de recuperação das pessoas... dando corpo às palavras de Lispector, personifico as mesmas na vida da recém recuperada das drogas Hitney Houston. Para quem não acreditava em sua cura... é melhor pensar mais um pouco e acreditar mais no ser humano. É, Hitney está de volta, e em homenagem ao principal resposável por sua mudança, veja o que ela canta:




Toda honda e toda glória à Deus que cuida de todos!!!!


******************************

DA LITERATURA: OS MAIORES



O que se deve exigir do escritor antes de tudo, é certo sentimento íntimo que o torne homem do seu tempo e do seu país, ainda quando trate de assuntos remotos no tempo e no espaço.
Machado de Assis

2 comentários:

  1. parabéns pelo blog muito ecletico, informações conteudos bem interessantes, entretenimento ...gostei muito ...interessante o que vc colocou sobre clarice lispecto algumas palavras do pensamento da autora que vc relacionou com a história de superação da whitney houston ainda colocou um clipe lindo da mesma, a letra da musica é muito linda e comtempla a propria historia dessa cantora que passou por muitas dificuldades...demais outros artigos que vc colocou não deixam de ser menos interessantes trazer a realidade aos seus leitores como o sofrimento do povo haitiano que ainda sofre com a falta de apoio ....além de falar de autores que marcam por si só sua identidade propia, com poesias que denunciam e marcam as suas proprias carcteristicas como Carlos Drummond de andrade e o nosso queridissimo H.dobal particulamente um dos autores que tenho uma grande estima pela história de vida e pelas poesias riquissimas na terra piauiense nós como conhecendores somos grandes fãs deste autor.....por fim só tenho a parabeniza-ló por esta ideia de ser um blogueiro do conhecimento com materias inteligentes.....adorei beijoooossss

    ResponderExcluir
  2. Gosto demais de Drummond. Clarice eu ainda estou descobrindo.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...